domingo, 30 de maio de 2010

Bélgica: 3 cidades, 2 dias, 1 Mercedes



Tudo começou em um belo dia de trabalho em que a Alê (colega brazuca) falou pra todo mundo: "Acabei de achar passagem pra Bruxelas por 26 Zlotys!". Fazendo a conversão, isso significa aproximadamente 15 reais! OK, tinha mais umas taxas do cartão, mas o ao todo ficou 40 reais ida e volta de avião! O que seria de nós sem a Ryanair...heheh

Nem pensei em data ou em dinheiro, comprei a passagem no mesmo dia. Junto comigo fecharam Tassinha, Ale, Joanna, Helena e Bracinhos. Dai pra frente começaram as surpresas...

As semanas foram passando, mas ninguém assumiu a responsabilidade de organizar a viagem. Eis que na segunda-feira antes da viagem começou a bater uma preocupação (viajaríamos na sexta) e começamos as pesquisas. Surpresa 1: Bruxelas e Brugges estão mais famosas do que a gente pensava. Não tinha mais hostel a preços acessíveis (é preciso lembrar que nós ganhamos em zloty!hehe)!

Os dias foram passando, a gente ia tentando encontrar lugares livres, mas para encurtar a história, chegamos na quinta a noite e NÃO tínhamos onde ficar. Surpresa 2: Começamos a ter baixas no time! O bracinhos (viadinho!) foi o primeiro a desistir. Depois foi a vez da Joanna. Confesso que fiquei com medo de ter uma desistência geral (menos a minha, porque eu ia nem que fosse sozinho)! Mas meninas estavam firmes e na sexta a Helena teve uma brilhante idéia: vamos alugar um carro!! Puts achei perfeito. Ligamos, fizemos a reserva do carro mais barato e viajamos no mesmo dia planejando dormir no carro mesmo!

Eu e as três chegamos no aeroporto em Chraleroi e fomos pegar o carro. Agora é a vez da surpresa 3, mas essa foi positiva. A recepcionista disse: "Desculpe senhor, mas o corsa que o senhor reservou está sem o GPS". Eu me indgnei e falei: "Querida, sem GPS não vou!" (detalhe que eu nunca nem dirigi um carro com GPS na vida e estava indignado que o meu não teria!hehe). Ela parou, pensou, olhou para o computador e disse: "OK, eu tenho uma Mercedes com GPS aqui na garagem". Eu segurei o sorriso, tentei fingir que pra mim era hiper normal pegar uma mercedes e soltei um seco "OK". Peguei a chave e fui ver o carro. Uma MERCEDES B180 animal!!!!!!! Pelo mesmo preço de um corsinha sem ar condicionado!huahau sensacional demais!! Ali foi o sinal de que a maré de azar que precedeu a viagem iria se alterar. Eu parecia uma criança! O carro era uma avião!!! Cheirava a novo! As meninas também ficaram mega impolgadas e a viagem até o Brugges passou muito rápido.

BRUGES



Estacionamos no centro e fomos conhecer a cidade. Sinceramente eu nunca tinha ouvido falar antes de Brugges, mas eu achei a cidade maravilhosa! Parece que você está em um filme da Idade Média! A cidade é toda cortada por rios (lembra a paisagem de Veneza!), uma arquitetura muito rica e repleta de lojinhas do clássico chocolate belga! Curtimos a noite, tomamos uma cervejinha belga (muito chique) e fomos para nosso hotel: Mercedes B180 (apelidado como Negreszko!). Foi muito engraçado. Achamos um lugar que aparentava alguma segurança, pegamos cobertas, sacos de dormir, tapa-olhos e dormimos. Ok, não foi a noite mais confortável da minha vida, mas a gente se virou. Detalhes da noite mal dormida: 1) A Helena podia jurar que ouviu uma história de alguma pessoa que morreu asfixiado no carro porque deixou as janelas fechadas, logo, tivemos que dormir com a janela semi-aberta e estava um frio do caramba! 2) A Tassinha morreu de frio e disse que mal conseguiu dormir! Depois emprestei meu saco de dormir pra ela, mas acho q foi tarde demais. 3) Como estávamos em 4, o banco não dava pra deitar, o que complicou mais a situação. 4) Segundo relatos da Tassinha, a Ale ficou falando a noite e segundo as justificativas da Ale, ela teve pesadelos com pessoas assaltando nosso carro ali!hehe 5) Não escolhemos muito bem o local de estacionamento, porque de manhã ficou um entra e sai de carros que acordou todo mundo (menos eu! é claro!hehe). Fora esses e mais alguns outros detalhes, a noite foi aceitável.

Acordamos empolgados (exceto a Tassinha que estava mal-humorada por causa do frio que passou!hehe) e saímos em busca de um café-da-manhã. Estávamos de Mercedes, mas os euros na carteira era beeem escassos, logo o café deveria ser a custo baixo assim como o resto da viagem. Rodando pela cidade encontramos um mercado bem grande e paramos. Fizemos um estoque de comida para o dia todo, armazenamos no carro e tomamos o café da manhã em cima dele (com todo estilo e sofisticação que nos convém!hehe).

Após isso, a missão era escovar os dentes e dar uma passadinha no banheiro. O mercado que a gente estava era tão fuleiro que não tinha banheiro. Encontramos outro mercado mais chique, buscamos o banheiro e na maior cara de pau entramos. Cena impagável! Escovando o dente na pia, umas velhinhas passando e olhando a gente!huahua Mas o que importa é que a tarefa foi cumprida. A partir dai começou o roteiro turístico.

Conhecemos os principais pontos (não vou entrar em detalhes por que sobre isso basta escrever no Google "Bruges" e você encontra) e seguimos guiados por um mapa que nos foi dado de presente por uns gringos. Fizemos um passeio de barco pelos canais que cortam a cidade (muito bom! e valeu os euros investidos!hehe), tiramos trocentas fotos, vimos 500 lojinhas de chocolate, construções maravilhosas e tudo que se tem direito. Olhamos no relógio e deviam ser 16h. [OBS: um dos benefícios de se dormir no carro é que você aproveita muito mais o dia. Lógico, você só vai pro carro quando já nao aguenta mais ficar de pé e acorda com os primeiros raios de sol!]. Nesse momento lembramos que no dia anterior começou a escurecer às 22h! Logo tínhamos mais 7h de luz e pensamos: por que não conhecer outro lugar? Olhamos no GPS, achamos uma cidade chamada Antuérpia (que em momento algum tínhamos cogitado em ir!heh) e botamos o pé na estrada (mais um benefício do carro! não depende do horário de nada e de ninguém!). 1h depois, já estávamos lá.

ANTUÉRPIA



Mais uma das boas surpresas da nossa aventura: Antuérpia. Se Bruges eu mal tinha ouvido falar, o que dirá a Anturépia!hehe Mas o lugar é muito show! Tem uma cara de cidade litorânea...provavelmente por causa do enorme rio que cruza a cidade. O estilo era bem diferente de Bruges. Já tinha mais cara de cidade, a arquitetura já misturava o moderno com o antigo, tinha trânsito e muita gente pelas ruas. Lá não conseguimos um mapa, mas fomos perguntando pra galera na rua e acabamos passando por todos os pontos turísticos da cidade (com destaque para a catedral de lá que achei maior que a de Bruxelas e Bruges). Andamos que nem uns camelos. No fim do dia estávamos esgotados! Nesse momento veio um ponto crítico da viagem: o banho. Uma noite mal dormida você supera, mas 2 dias sem tomar banho, ai realmente complica. Começamos a apelar, bater em todos os hoteis pedindo para pagar por um banho (e a questão financeira já estava sendo esquecida, pagaríamos qualquer preço àquela altura!). Nessa busca, entrei sozinho em um hotel (muuuito fuleiro por sinal) e perguntei por um quarto. O atendente falou que estava tudo lotado. Nesse momento comecei a apelar, dizendo que estava com mais 3 amigas brasileiras e a gente precisava muito tomar um banho! Ele disse: "Se quiserem podem tomar banho na casa da minha namorada." Puts achei perfeito. Ele foi ligar pra ela e adivinhem...ela não deixou. Se minha namorada me liga dizendo que ia trazer 4 gringos que ela não conhece pra tomar banho em casa eu também não deixaria. Ai ele sugeriu a casa dele, mas teríamos que esperar 1h até ele sair de lá. Nessa hora chamei as meninas na porta e falei da proposta. A vontade era grande, mas a proposta era realmente um tanto quanto duvidosa. O bom senso feminino preferiu passar a proposta e aceitamos ficar sem banho!

Fomos ao centro, nos demos ao luxo de sentar em um restaurante bacana no centro, pedimos uma pizza (não tem nenhum prato típico belga que valesse a pena, lá eles gostam de mexilhão e de vitela...passamos!). Tomamos uma cervejinha e olhamos para o relógio, era em torno de meia-noite. Hora de dormir, certo? Pois é, mudamos os planos. Não, a gente não foi pra balada. Confesso que eu estava me coçando ali pra não sair, mas cansado do jeito que eu estava e sem tomar banho, balada não ia dar certo! [OBS: Antuérpia vale um retorno com a equipe masculina em ação. A cidade é famosa pelas baladas e pelas belas mulheres e eu comprovei isso andando pelas ruas!] Bom alguém de nós raciocinou. Se a programação do Domingo seria visitar Bruxelas e nosso hotel era móvel, por que não já acordar em Bruxelas? Olhamos no GPS e ele calculava menos de 1h pra chegar lá! Botamos mais uma vez o pé na estrada. Mais um check!

BRUXELAS

A irmã da Helena mora em Bruxelas. Mas nesse fim de semana ela estava doente e foi se cuidar na Alemanha. Sendo assim, não tínhamos onde ficar lá também, mas como Bruxelas já é bem estilo cidade grande, preferimos ir parar o carro na frente do prédio da irmã da Helena porque sabíamos que era uma região tranquila e a Helena supostamente sabia chegar lá. Bom, o resultado é que a gente se perdeu pra caramba, rodamos sem parar e acabamos estacionando na frente de um prédio X provavelmente perto do prédio da irmã da Helena (nunca saberemos!hehe).

A gente não tinha forças pra visitar nada naquela noite. Fomos dormir. Detalhe, essa noite já estávamos mais espertos. Colocamos camisas e toalhas nas janelas, abrimos menos as janelas (para não morrer asfixiados!heh) e paramos embaixo de uma árvore em um lugar mais calmo. Dormimos feito criança. Usamos o melhor calmante de todos: o cansaço! Eu estava tão quebrado que me senti dormindo em uma cama King Size!hehe

Acordamos cedo, comemos o que sobrou da pizza do outro dia, mais alguns quitutes que sobraram da compra em Bruges e fomos para o centro. Decidimos ir primeiro para o Átomo (um dos maiores pontos turísticos de lá, mas que é um pouco afastado do centro) e como estávamos de carro foi rapidinho! Nosso voo era a tarde e tínhamos aproximadamente 5 horas pra ver Bruxelas, por isso, precisámos ser bem consisos! Várias fotos no átomo (realmente é muito maneiro!) e voltamos para o centro. Ta bom, as horas que programamos para Bruxelas não foram suficientes, tivemos que correr pra caramba e vimos as coisas superficialmente, mas valeu mesmo assim!heh

Fomos então visitar o símbolo de Bruxelas, a famosa escultura do menino fazendo xixi. O símbolo é conhecido internacionalmente e estava curioso. Fui andando pela rua, sabia que estava perto, ai vi um aglomerado de pessoas, fiquei tentando entender o que eles estavam olhando e de repente, eis que uma estatuazinha de meio metro era o tão famoso Menino Mijando! A maior jogada de marketing de todos os tempos! A estátua tem trocentas réplicas, tem chaveiros, canecas, chocolates, tudo em torno daquela estátua ridícula. Se pelo menos tivesse uma mega história por trás do símbolo até passava, mas a única coisa que ouvi é que representa o senso de humor do povo belga. Bom fora isso, a cidade é bem bonita (não tanto quando Bruges) e conseguiu ter mais lojas de chocolate do que Bruges. Aliás, o chocolate é realmente muito bom! Mas vale lembrar que o preço também corresponde à qualidade!

Mais uma centena de fotos e o horário apertou. O momento mais triste da viagem estava por vir: devolver o Mercedes! Já estava muito apegado, não ia ser fácil!hehe Entramos no carro e fomos para o aeroporto. Detalhe que no caminho de volta me empolguei na estrada (que era um tapete!!!) e perdi a entrada para o aeroporto! E já estavamos atrasados para devolver o carro. Conseguimos acertar o caminho, fizemos uma caça a um posto de gasolina nos arredores do aeroporto e devolvemos o carro! Sensação de missão cumprida.

Voltamos para a krakowlandia com mais histórias pra contar do que a gente imaginou que teria antes de sair. 3 cidades, 2 dias e 1 Mercedes.




3 comentários:

  1. biel hahahahah soh vc.. que nojo vários dias sem tomar banhoo..
    mas bruxelas e brugges são lindasss mesmo!!!
    só n conehci a antuérpia mas as 2 eu conheço
    são lindas e pitorescas.... animal a história bem sua caraahahahah bjs Madazinha

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh Eu queria muito ter ido pra Antuérpia, é um lugar ótimo pra quem estuda moda =D
    Mas essas viagens, mesmo sendo só dois dias, no fim você sente que passou muito mais tempo! Bem legal ehehe

    ResponderExcluir
  3. Ow meu velho! Legal o seu blog!!! Eu conheci ele pelo Gibba, seu amigo que está morando em Moçambique, onde cheguei faz 2 semanas. Alias, o mundo é tão pequeno que o Ovelha, que trabalha ai contigo, é um dos meus melhores amigos! ahahah Grande momento.

    Abs

    ResponderExcluir