domingo, 28 de março de 2010

Orquestra Filarmônica de Cracóvia

Você conhece a Orquestra Filarmônica de São Paulo? Nem eu. Mas a Filarmônica da Cracóvia eu conheço!hehe

Impressionante como a gente não dá valor à nossa própria cidade. Aqui já sou quase guia e em São Paulo conheço muito pouco a parte histórica. Mas o fato é que a máfia brasileira invadiu o Krakow Philharmonic Hall!

A Mãe Shell, como toda boa mãe, nos dá dinheiro para eventos culturais e nós, como bons filhos, usufruímos disso! Eles chamam de Social Fund, um fundo com objetivo de incentivar a socialização entre os funcionários e a regra é que temos que estar em pelo menos 5 pessoas da Shell (o que não é problema pra gente! só nesse dia estávamos em 17) e até dois eventos por funcionário todo mês, com limite de 50zl. Eis que fomos para a Filarmônica.

Mais uma vez estávamos lá junto à High Society Cracoviana! O traje contava com terno e gravata e tudo mais! Chique demais! Pausa para reflexão. Quem diria que um dia eu estaria passeando pela rynek (praça em polaco), trajando terno e gravata e indo em direção à filarmônica para assistir a um concerto!heheh A vida é engraçada mesmo!hehe

Bom, agora sejamos honestos: o negócio chato! Os primeiros 5 minutos foram interessantes, até porque era completamente diferente. Um maestro engraçado (parecia que estava tendo um ataque epiléptico regendo a orquestra), vários instrumentos clássicos, um coral com várias mulheres de preto, meia dúzia de mulheres cantoras ao centro com vestidos coloridos e 3 cantores de ópera que se revezavam na frente do palco. Detalhe que a música era em alemão.

Passados os 5 minutos ficou impossível de se concentrar naquilo. Juro que eu tentava! O cantor de ópera encenava algo, provavelmente uma briga com a mulher. A mulher encenava que estava triste e chorava bem alto (mas tentando chorar com a voz afinada) e a música ao fundo sem grandes variações. Pode ser ignorância da minha parte, mas eu acho que eles precisavam de um produtor cultural novo. Se fosse eu, colocaria uma iluminação power sincronizada com a música, colocaria uns instrumentos novos, deixaria a coisa mais viva! Mas como não é a minha praia, valeu a experiência.

Obviamente que depois daquela pompa toda, voltamos pra casa, voltamos aos trajes normais e fomos pra balada! Mozart pode ser legal, mas pra mim o Tiesto está na frente!huahauhau

Um comentário:

  1. Acho muito válido você conhecer a Filarmônica de SP quando voltar né? Só para você fingir que voltou um pouco patriota da viagem!!! haha adorei o post biel!
    saudade
    bjs Lalá

    ResponderExcluir