domingo, 28 de março de 2010

Polish Hair Style!


Incrível como coisas simples e corriqueiras podem se tornar complexas e desafiadoras em terras distantes. Tudo é uma missão. Comprar bilhete do ônibus, perguntar quanto custa um pãozinho, pedir meio quilo de queijo no mercado entre outras coisas.



A missão da vez foi cortar o cabelo. Em teoria não é uma tarefa das mais difíceis, ainda mais para o meu cabelo que é curto e sem grandes segredos. Eu e o meu parceiro brazuca Ovelha (formalmente conhecido como Roberson...) fomos à busca de um cabeleireiro e para evitar a fadiga preferimos ir direto para a nossa grandíssima Galeria Krakowska (o shopping mais frequentado pela High Society Cracoviana!heheh). Puts, cabelo não é coisa que se brinque, preferi pagar um pouquinho a mais e garantir em um lugar bom (já bastava eu não poder explicar o que eu queria para o barbeiro!).

Entramos no estabelecimento e me senti uma peça na linha de montagem fordista. Eram duas mulheres bem novas, colocaram a gente na cadeira (o termo é "colocaram" mesmo!) e tentaram fazer uma comunicação bem breve sobre como seria o corte. Uma delas até se arriscava no inglês, mas era algo bem primitivo. Pausa. Nesse breve espaço de tempo eu e o Ovelha estávamos com nítidas caras de desespero. Elas tentavam falar ingles e começavam a rir. A gente tentava fazer mímica e começava a rir também! Mas o fato é que era o MEU cabelo que estava em jogo ali!huahau

Agora visualiza a cena: eu fazendo mímica tentando explicar para a polaca não repicar muito em cima, tomar cuidado com o rodamoinho que tenho na frente e manter o mesmo formato do corte, mas com um comprimento mais baixo! Missão quase impossível. A solução que eu e o Ovelha encontramos foi a fiscalização mútua. Elas iam cortando e a gente ia fiscalizando um o cabelo do outro. Toda essa mímica e tentativas de comunicação duraram poucos minutos e elas decidiram por elas mesmas como iriam cortar e desceram a tesoura! Nunca vi cortar tão rápido! Pareciam que estava competindo pra ver quem cortava mais rápido! O que me surpreendeu é que elas nem olhavam na nossa cara pra ver se a gente estava gostando ou ao menos perguntavam se era daquele jeito ou não. No Brasil eles perguntam como você quer a costeleta, o "pézinho" e tudo mais. Aqui a cabeleireira decide.

O Polish Hair Style a que me refiro no título do post é o modelo masculino de corte de cabelo da grande maioria dos polacos. São duas possibilidades, ou eles são carecas ou eles raspam nas laterais e deixam em cima mais alto. Como não pedi para raspar, ela deduziu que o meu estilo era o segundo. Ela não chegou a raspar a lateral, mas deixou mais baixo que o resto. Estava me sentindo um polaco!hehe Mas dos males o menor. Já me adaptei e o cabelo já cresceu. Mais uma experiência válida. Por via das dúvidas, na próxima vou raspar.

Um comentário:

  1. uahuhauhaua sensacional, deve ter ficado bonito pra caralho!
    uhahuauh

    abraçao mlk

    ResponderExcluir